segunda-feira, 3 de agosto de 2009

DE OLHO NA LIQUIDEZ

A liquidez da sua empresa esta baixa? Se a “resposta for sim, isto é motivo suficiente para você acender o sinal amarelo”. Sua empresa pode não estar quebrando por isso, mas com certeza esta ou estará tendo maiores custos financeiros para saldar seus compromissos em dia e precisa tomar medidas para resolver este problema.
A Baixa liquidez pode ser causada por vários motivos, alguns deles com soluções mais simples e outras mais complexas.
Se a Liquidez Total estiver boa,isto é, a quantidade de dinheiro nos ativos circulantes, porém a Liquidez Corrente baixa( o que você realmente tem em caixa livre para gastar), duas medidas podem ajudar, renegociar parte dos compromissos de curto prazo levando-os para o longo prazo ou caso existam recebíveis à longo prazo, alterar a política de vendas para que os recebimentos ocorram em menor tempo.
Se a empresa esta dando lucro, mas a liquidez esta baixa, você pode estar imobilizando demais. Uma opção possível neste caso é vender algum bem ou resgatar algum investimento deixando o valor no capital de giro para equilibrar o caixa.
Porém, a empresa pode realmente estar trabalhando com prejuízo e consumindo seu patrimônio. Neste caso será necessário verificar as causas dos prejuízos e tomar medidas rápidas e eficientes para a solução do problema, caso contrário o futuro da organização pode ser comprometido. Por isso, “Fique de olho”.
(Texto extraído da resenha dos alunos DEIZE CRISTINA ROSSETTO
JULIANO GUSSO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário